A Diverespaço dinamizou ontem, 20 de outubro, um Simulacro de Incêndio no Centro Comercial Vida Ovar.
O exercício teve por base um cenário simulado de incêndio na zona da restauração. Todas as pessoas presentes no local foram encaminhadas para o ponto de encontro, situado no exterior.
Com este tipo de exercícios pretende-se que os participantes conheçam as normas estabelecidas nas medidas de autoproteção, dando-lhes cumprimento, garantindo assim a sua correta e eficaz salvaguarda de pessoas e bens contra o risco de incêndio ou outras emergências, assim como assegurar o funcionamento das medidas ativas e passivas implementadas no domínio da Segurança Contra Incêndios em Edifícios.
É na testagem dos procedimentos de alerta e emergência, na avaliação da mobilização e atuação das equipas intervenientes, e ainda na verificação de todos os procedimentos de evacuação que se consegue detetar a existência de falhas e/ou fragilidades em caso de incêndio ou outras emergências, para posteriormente serem corrigidas.
 
Importa ressalvar a importância deste tipo de ações para prevenir, testar e formar todos os intervenientes neste tipo de operações, de modo ensaiar o plano de emergência e toda a organização de emergência de um edifício ou recinto.