O Centro de Educação Ambiental promoveu atividades de campos de férias para os filhos dos colaboradores da Águas do Douro e Paiva e da Simdouro, durantes os dias 24 a 26 de julho, que pretenderam despertar a curiosidade das crianças para o mundo da ciência, da alimentação e nutrição.

Estas atividades lúdico-pedagógicas sensibilizaram as 20 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos, para a importância e interesse da ciência ao serviço do ambiente, da alimentação e nutrição sustentável, dos seus efeitos no mundo que as rodeia, fomentando comportamentos eticamente responsáveis, tanto em termos sociais, como ambientais.

Foram desenvolvidas 15 oficinas pedagógicas, algumas dedicadas à construção de instrumentos musicais com materiais reciclados, outras de sensibilização ambiental direcionadas para a temática do lixo que vai parar aos oceanos e que influencia a vida nos meios aquáticos, de eficiência energética na qual as crianças construíram circuitos elétricos e lanternas de cabeça. Foi ainda realizada uma oficina de origamis, em que foi construído um painel feito de pequenas gotas de água, evidenciando a importância de preservar todas as gotas de água no planeta e um ateliê de ciência forense. Do programa constou ainda a realização de vários workshops de cozinha saudável e sustentável e jogos de interação e entreajuda.